domingo, 7 de julho de 2013

Congo's Caper

Falae galera! diferentemente do nosso amigo Lucas, ao invés de começar pelo início de minha mega-ultra-saga-gamer, como meu primeiro post aqui no VVG, irei falar sobre um jogo de SNES muito foda, mas infelizmente por sua pouca divulgação por parte da desenvolvedora, não ficou tão conhecido como deveria. Trata-se de: Congo's Caper!



Congo's Caper é um game de plataforma, assim como Super Mário Bros e Donkey Kong. Foi desenvolvido pela Data East como um Spin-Off da série de jogos Caveman Ninja, conhecido como Joe&Mac nos Estados Unidos. Foi lançado em 1992 no Japão e em 1993 nos Estados Unidos e Europa.


A história do jogo é bem clichê, assim como os demais jogos do gênero na época, mas independente disso, é uma fórmula que sempre deu certo: O protagonista, Congo, vai atrás de Congette, sua parceira que foi sequestrada por um demônio. Deja vù?!
Meu primeiro contato com o game, foi em um daqueles famosos cartuchos "5 jogos em 1". A princípio, para mim, tratava-se de mais um jogo, não me despertou o interesse de jogar, pois nunca tinha ouvido falar nele. Mas um dia, entediado com os jogos que eu já possuía, resolvi testar o título, e o que mais me impressionou foi o nível de dificuldade do jogo.


  A barra de energia de Congo, fica no canto superior esquerdo da tela, na forma de 3 rubis ovais. O esquema funciona desta maneira: Se Congo for atingido uma vez na forma humana, ele se transforma em macaco, tornando-se mais fraco, se for atingido outra vez nessa forma, ele morre. Se Congo coletar 1 rubi na forma de macaco, ele volta à forma humana. Coletando 3 rubis na forma humana, ele se transforma em Super Congo (o cabelinho fica loiro, Super sayajin maybe? kkkk), garantindo à ele super pulo e energia vital prolongada. Para ser derrotado nessa forma é preciso receber 3 ataques.
  No meio do canto superior da tela, tem 3 slots brancos que funcionam como uma máquina de cassino. Para ativar, você precisa coletar quadrados azuis os quais encontram-se espalhados pelas fases, cada um representará um símbolo no slot. Juntando 3 símbolos iguais, você receberá o item referente ao desenho.
  E no canto direito superior da tela, está localizado os pontos referentes à coleta de itens e inimigos derrotados. E abaixo dos pontos, está a quantidade de cristais amarelos coletados. Ao coletar 100, uma vida é adicionada. Para conseguir coletar mais cristais é importante resgatar o pterodáctilo rosa que fica escondido em determinados pontos secretos em cada fase. Ao fazer isso, você terá acesso a um nível bônus, no qual poderá coletar vários cristais.



 Outra coisa interessante no jogo é a interação com os inimigos ao longo das fases: É possível pular sobre eles, usar como apoio ou arremessá-los contra objetos ou outros inimigos. Some isso à quantidade bem limitada de energia e diversas armadilhas, você terá uma boa quantidade de horas de diversão pela frente!



No começo, você passará por 4 fases, e no final delas você enfrentará o seu respectivo chefe. A barra de vida dele é representada pelos palitos azul-claro na parte debaixo da tela. Após vencê-lo, você poderá escolher entre quatro outros cenários diferentes para se aventurar. Como outros games de SNES, para retornar à determinados pontos de sua jornadas, você deverá digitar passwords que serão fornecidos ao se passar determinado cenário.



  Congo's Casper é um ótimo jogo, com gráficos em 16-bit bonitos para a época em que foi lançado, trilha sonora legalzinha apesar de se tornar repetitiva com o tempo, mas ainda assim é uma boa pedida para quem ainda não jogou e curte jogos do gênero. Minha intenção ao compartilhar isso com os amigos gamers é mostrar um dos títulos que ficou marcado para mim, e como eu já disse anteriormente, a divulgação que ele teve, não fez jus à qualidade da diversão proporcionada pelo mesmo.

Abração!

Nando Bonvento.


Nenhum comentário:

Postar um comentário